O Curso
Concebido desde os anos de 1970, tendo em vista o sucesso alcançado pelo Curso Hélio Alonso na preparação de alunos para a antiga Faculdade Nacional de Direito (atualmente UFRJ.), inicia-se em Agosto de 2007 o Curso de Direito da FACHA autorizado pela Portaria nº359 de 25.05.2007 do Ministério de Educação.
Levantamentos efetuados estimam que 35.000 Bacharéis em Direito, advogados, professores, parlamentares, magistrados e demais operadores do direito são ex-alunos desta Instituição. Baseado nessa experiência que foi criado o Curso de Direito. Acreditamos que uma formação universitária atual, sólida e eficiente na área de Direito deve ser capaz de aliar um currículo formativo de larga abrangência, sintonizada com a realidade globalizada em um processo de rápidas transformações num mercado de trabalho que exige múltiplas potencialidades curriculares por parte dos profissionais. Desta forma, o Curso de Direito busca atingir estes objetivos através de uma formação curricular moderna e aberta engajada nas aspirações da sociedade futura sem desprezar os vínculos formativos clássicos.
A qualidade do ensino, no seu sentido mais amplo, é o objetivo principal do curso. E, neste aspecto, destacamos a organização de uma estrutura de ensino crítico que aumenta as fontes de informação sobre os diversos segmentos em que o bacharel deve atuar. Aliado à sala de aula, serão realizados seminários, palestras, estudos dirigidos com discussão e análise de textos e casos concretos que buscarão complementar o discurso teórico.
Diferenciais
O Curso de Direito da FACHA busca preparar bacharéis aptos a compreender a relevância social do Direito e a discutir sua dupla função: estruturante do Estado e transformador da Sociedade. O Curso trabalha, concomitantemente, na capacitação do Aluno para ingresso no mercado de trabalho da advocacia pública e privada, bem como das carreiras jurídicas estatais e magistério superior, apresentando todo o instrumental técnico necessário, sem descuidar de formação humanista.
Com Ênfase na discussão sobre Direitos Fundamentais, Estado e Sociedade Civil, o Curso visa proporcionar aos discentes o questionamento sobre o papel do Estado e da Sociedade Civil Organizada na defesa e efetivação dos direitos individuais, coletivos e sociais, tendo como pivôs da construção do conhecimento o Aluno, sua curiosidade e as questões sociais vividas pelas comunidades carentes próximas. São diversas atividades acadêmicas que complementam o ensino dedicado de nossos Professores em sala de aula: apresentações de filmes seguidas de discussão (Projeto Facine); participação na elaboração do jornal Laboratório e da NewsLetter Jurídica, Grupos de Pesquisa, além de palestras e seminários.
Os Alunos contam, ainda, com atividades de apoio para recuperarem algum conteúdo não compreendido no ensino médio ou mesmo já na Faculdade, com especial atenção às capacidades de bom uso da língua portuguesa, em leitura, compreensão de textos e redação, habilidades imprescindíveis ao exercício da Advocacia e demais carreiras jurídicas.
Outro destaque do nosso curso é o Estágio Curricular exercido no Escritório de Prática Jurídica nas áreas Cível, Penal, Trabalhista e Família, com foco na defesa de pessoas e grupos marginalizados e estigmatizados, como prostitutas, travestis, portadores de HIV e doenças crônicas, moradores em áreas de risco, entre outros. Através de convênios firmados com associações representativas, os alunos da FACHA têm oportunidade de atuar na defesa dos direitos destes cidadãos, orientados por nossos renomados especialistas.
Curso de Direito da FACHA está, assim, organizado de forma a integrar a Filosofia Humanista das Faculdades Integradas Hélio Alonso, complementando os Cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Radialismo, Relações Públicas e Turismo, no sentido de formar cidadãos conscientes de sua cidadania e responsabilidade social, bem como de informar, através do conjunto de seus Cursos e atividades de extensão, à população em geral e, em especial, às comunidades próximas, acerca dos direitos, do exercício da cidadania e dos fatos políticos e sociais mais relevantes.