Relações Públicas



O curso:

A atividade de Relações Públicas apresenta no cenário de globalização das economias mundiais e de permanentes aperfeiçoamentos das instituições sociais um dos campos de trabalho mais abrangentes, com oportunidades sempre crescentes. São as Relações Públicas que oferecem instrumentos adequados como soluções aos mais variados desafios da vida moderna nos setores da Comunicação Social, como, por exemplo, das promoções culturais, do marketing esportivo, das relações com clientes, da organização de eventos, dos cerimoniais, dos programas de políticas ambientais, da construção e consolidação das imagens públicas e corporativas, da superação de controvérsias sociais das assessorias e consultorias em comunicação, entre outros campos.

Diferenciais:
A profissão de Relações Públicas já passou por algumas transformações em seu perfil, ao longo de quase um século no Brasil. Não só por demandas do mercado de trabalho, mas também por iniciativa dos próprios profissionais, a atividade se encontra num momento muito promissor, com a expansão das atividades de negócio do setor privado e a abertura de novas frentes de trabalho para este que tem sido o principal “comunicador das organizações” nas últimas décadas.

De olho nessas oportunidades, o Curso de RP da FACHA tem se mantido atento às necessidades do mercado de trabalho, dando também a sua contribuição para repensar as práticas de quem desempenha as funções de Relações Públicas nas empresas brasileiras. A constante atualização das ementas dos cursos, da bibliografia, a reciclagem dos professores (com sua participação em congressos, comissões julgadoras de prêmios na área de Comunicação Empresarial e outros eventos), tanto quanto seu aprimoramento acadêmico (pós-graduação), tudo está a serviço de garantir aos alunos o acesso aos conhecimentos mais atualizados e, noutro sentido, permitir que a aprendizagem tenha base na reflexão contínua.

Os laboratórios de audiovisual e redação estão incorporados à dinâmica do curso, nas disciplinas de redação e produção para vídeos institucionais, criando espaço para a dimensão prática tão importante também para a inserção dos nossos estudantes no mercado de trabalho.

Um espaço, entre todos, pode ser o mais interessante para os alunos que se dispuserem a conhecer o exercício da profissão: o Escritório de Relações Públicas. Sob a coordenação da professora Maria Helena Carmo, ele é a unidade acadêmica que atende um cliente real – a própria faculdade –, à busca de dar conta de suas demandas de relacionamento com alunos e a comunidade, de maneira geral. Seus projetos (Egressos e Experiência FACHA, para manter estreita relação com os ex-alunos, valorosos profissionais; FACHA de Portas Abertas, que prevê um programa de visitação, entre outros) representam a oportunidade do aluno atuar sob a orientação profissional e, ao mesmo tempo, dando novos sentidos ao conteúdo da sala de aula.

Único curso privado na área, oferecido no município do Rio de Janeiro, tem também como diferenciais o fato de ter se reaproximado da entidade classista da profissão – o Conselho Regional de Relações Públicas – e de promover boas interações acadêmicas com o curso de RP da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Este movimento tem sido feito igualmente em relação a agências de comunicação e empresas cujos esforços prevêem a atividade de Relações Públicas. A proposta é continuar esta aproximação, permitindo novas trocas e bons resultados para todos.